quarta-feira, 25 de agosto de 2010

AOS Awards (Prêmios da AOS – American Orchid Society)

Ás vezes, ao pesquisar orquídeas, nos deparamos com algumas siglas após os nomes das orquídeas, como por exemplo a Cattleya schilleriana "OrquidaRio" AM/AOS. Estas siglas significam o prêmio e a instituição que premiou a orquídea. Abaixo, você poderá observar as siglas das premiações e o que elas significam:

A AOS (American Orchid Society) confere prêmios às orquídeas e expositores de alto nível. Os prêmios da AOS são como uma "medida de qualidade" reconhecida no mundo todo e muito cobiçados por orquidófilos e produtores comerciais. Se uma orquídea recebe um prêmio de qualidade da AOS, isto agrega valor a esta orquídea como planta e como matriz para a criação de híbridos ou melhoramento de espécies. A escala de pontuação é de 0 a 100 pontos, e cada pontuação recebe o seu devido título, como segue abaixo:

HCC (Highly Commended Certificate)
Atribuído a espécies de orquídeas ou híbridos com pontuação de 75-79 pontos, em uma escala de 100 pontos.

AM (Award of Merit)Atribuído a espécies de orquídeas ou híbridos com pontuação de 80-89 pontos, em uma escala de 100 pontos.

FCC (First Class Certificate)O maior prêmio para flores de qualidade, atribuído a espécies de orquídeas ou híbridos que marcam 90 pontos ou mais em uma escala de 100 pontos.

JC (Judges' Commendation)Quando uma planta atende às características distintivas que os juízes, por unanimidade sentirem que devem ser reconhecidas, é premiada com este título, mas não pode ser atribuído da forma habitual.

AD (Award of Distinction)Premiado uma vez a um cruzamento que representa uma direção digna nova criação. O prêmio é concedido por unanimidade, sem marcar pela equipe julgar atribuído.

AQ (Award of Quality)
Conferido a um cruzamento, exibido por um único indivíduo como um grupo de pelo menos 12 plantas ou inflorescências de diferentes clones de um híbrido ou cultivar. Pelo menos uma das inflorescências deve receber um prêmio de qualidade de flor e a qualidade geral do grupo deve ser uma melhoria em relação ao tipo anterior.

CBR (Certificate of Botanical Recognition)O Certificado de Reconhecimento Botânico é atribuído a espécies raras e incomuns com interesse educativo, que não recebeu prêmios anteriores. A planta inteira deve ser exibida. Este prêmio é concedido como título provisório e arquivado com o julgamento, até a verificação das pendências taxonômicas fornecidos pelo expositor.

CHM (Certificate of Horticultural Merit)É o Certificado de Mérito Horticultural, que é atribuído a uma espécie bem crescida, uma touceira, e no ápice da floração de espécies ou híbridos com beleza estética superior.

CCM (Certificate of Cultural Merit)É um Certificado de Mérito Cultural concedido ao expositor de uma planta modelo, com floração no ápice e de saúde robusta, ou seja, de excelente cultivo. A planta precisa ter pontuação entre 80 e 89 pontos, em uma escala de 100 pontos.

CCE (Certificate of Cultural Excellence)O Certificado de Excelência Cultural é concedido ao expositor de uma planta modelo, também no ápice da floração e com saúde robusta. A planta precisa marcar mais de 90 pontos em uma escala de 100 pontos. Plantas que receberam este prêmio representam o mais alto nível do que diz respeito ao cultivo das orquídeas.

Fonte:
http://www.aos.org/AM/Template.cfm?Section=AOS_Awards

Além da AOS, outras importantes instituições também conferem prêmios ao orquidófilos.

AOC Australian Orchid Council
HOS Honolulu Orchid Society
JOS Japan Orchid Growers Society
JOGA Japan Orchid Growers Association
OSROC Orchid Society Republic of China
RHS Royal Horticultural Society
TOS Thailand Orchid Society
WOC World Orchid Congress (preceded by the number of the congress)


Dentre elas podemos destacar a JOGA - Japan Orchid Grower's Association. A JOGA confere os seguintes prêmios:
- GM/JOGA - Gold Medal (Medalha de Ouro)
SM/JOGA - Silver Medal (Medalha de Prata)
- BM/JOGA - Bronze Medal (Medalha de Bronze)

Nenhum comentário:

Postar um comentário